Desde que Selena foi assassinada no dia 31 de março de 1995, ela não deixa de se tornar destaque perante a mídia e passou a exercer uma figura de ícone latino, que se mantém até hoje. Muitos pensam que foi necessária a morte de Selena para que ela se tornasse ''famosa'' mundialmente, visto que antes de sua morte sua fama se limitava entre os EUA e o México, mas aos poucos se alastrava pela América Latina, mas creio que isso são apenas boatos. Selena estava prestes a terminar de gravar seu primeiro álbum totalmente em inglês e certamente conquistaria seu espaço no cenário musical e se tornaria uma grande cantora com uma grande voz e um enorme talento. Desde 1993, ela era chamada pela imprensa de ''A Madonna Mexicana'', por sua constante e crescente popularidade no meio Tejano e do POP Latino e por seus incríveis feitos jamais vistos antes. Mas porque será que as pessoas se apaixonam tão facilmente por Selena depois de conhecer sua história?
Porque será que a morte de Selena gerou um impacto tão grande a ponto de seu legado continuar vivo quase 2 décadas e meia após sua morte? Descubra agora nessa postagem do Universo Selena, através dessa minha análise.
Visitantes do museu de Selena observando uma das galerias de imagens e quadros de Selena. O museu está localizado em Corpus Christi, Texas, cidade em que ela cresceu.
O dia do assassinato
No mesmo dia em que Selena foi assassinada, 31 de março de 1995, por volta das 11h48 da manhã, a reação das pessoas e da mídia foi imediata. Os principais jornais dos Estados Unidos e do México só falavam daquilo. Os EUA e o México pararam para acompanhar o desfecho do caso. Nos primeiros minutos, nas primeiras horas seguintes ao assassinato, as pessoas estavam tensas porque queriam saber se Selena havia falecido ou não devido ao disparo dado por Yolanda, a presidente de seu fã-clube. Visto porque o tiro foi dado pouco antes do meio-dia e Selena apenas faleceu no hospital, durante uma cirurgia de emergência, à 13h05 da tarde. Desde então, Selena se tornou uma das mais importantes cantoras latinas e a pioneira a ganhar um Grammy sendo uma cantora Tejana/Cumbia, dentre outros feitos que ela conquistou primeiro.
Porque as pessoas se apaixonam pela história de Selena?
Selena não era só um rosto bonito. Ela tinha um conjunto de fatores que fazem você ficar impressionados com a história dela. O impacto de sua morte foi tão grande, que pode passar quantos anos passarem, que ainda existirá pessoas que passarão a conhecer suas músicas, e certamente irão amar Selena. É o mesmo argumento que usamos para definir um filme como um filme ''clássico''. Um filme clássico, é aquele filme que permanece. Aquele filme que quanto mais o tempo passa, mais pessoas passam a conhecê-lo e as pessoas que já o conheciam nunca enjoam de assistir tantas vezes aquele mesmo filme. Por mais vezes que sejam. É assim com Selena. A família Quintanilla fez o filme para isso. Em 1996/1997, haviam poucas informações disponíveis sobre Selena, pois naquela época não existia a Internet como existe hoje. A família queria que todos conhecessem quem foi Selena. A partir do momento em que você assiste ao filme de Selena, você não consegue se render e passa a pesquisar mais e mais sobre quem foi Selena, e é por isso que ela representa tanto em nossa vida, mesmo depois de 21 anos de sua morte.
A inspiradora de sonhos
Selena era uma sonhadora. E isso é mostrado claramente no filme. Ela lutou por seus sonhos e conseguiu chegar lá. Por isso ela se tornou a nossa ''inspiradora de sonhos''. Quem nunca teve vontade se tornar um cantor/cantora depois de assistir o filme? Que mulher nunca quis se vestir e ser como ela? Pois é. E é por isso que o legado de Selena sempre se manterá vivo no coração de cada um que contribui para que a memória de Selena sempre esteja viva. Ela sempre será uma lenda, e uma lenda nunca morre.
Selena é inspiradora!
ResponderExcluir