Será que tudo que foi reproduzido no filme aconteceu dessa mesma forma com a verdadeira Selena? Claro que não poderíamos esperar que o filme seguisse a risca os acontecimentos reais que a Selena vivenciou em seus 23 anos de vida que foram interrompidos. Sempre que um filme baseado em fatos reais é feito, é preciso tomar muito cuidado. É lógico que os fatos mostrados no mesmo não podem ser alterados drasticamente, mas algumas mudanças geralmente precisam ser feitas nos filmes de Hollywood, quando os mesmos estão baseados na história de vida real de uma pessoa. No caso da Selena, não foi diferente. O filme foi dirigido por Gregory Nava, porém, o produtor executivo do filme se tratou do próprio pai da Selena, Abraham Quintanilla, Jr.
Uma das razões que levaram ao fato de o filme ter sido lançado tão rápido, tão próximo à morte da Selena, foi o fato de na época, já estarem sendo produzidos dois filmes não oficiais da Selena, filmes que não foram autorizados pela família da Selena. O pai da Selena, Abraham, queria que o mundo soubesse quem foi a sua filha, porém, ele queria que a história dela fosse contada do jeito certo, da forma que realmente aconteceu. Mas algumas coisas, ou melhor dizendo, alguns detalhes, tiveram que ser reproduzidos no filme de uma maneira ou pouco diferente em relação à forma como aconteceu com a verdadeira Selena. Achamos interessante abordar alguns desses erros que foram cometidos no filme, mas eles não comprometem ao que diz respeito a história verdadeira da Selena, como dizemos anteriormente, se trata apenas da forma como que os mesmos foram mostrados no filme.
Logo no começo do filme, podemos notar uma pequena falha. No filme, quando a Selena termina de cantar a música ''I Will Survive'', ela logo tira o casaco no intervalo de tempo entre essa música e a ''Last Dance''. Quando na realidade, no show real do ''The Last Concert'', a Selena só tira o casaco quando ela vai cantar ''Amor Prohibido'', após o ''Disco Medley''. Vale lembrar que essa cena também teve que ser reduzida para não prolongar demais o filme, visto que no show real, a Selena também canta outras duas músicas no ''Disco Medley'' que no filme elas não apareceram, que são a ''Funktown'' e ''The Hustle''.
Um erro que pode ser considerado um pouco mais grave do que o normal, é durante a cena em que a banda do pai da Selena (Los Dinos), é expulsa do baile em que eles estavam cantando. Durante essa cena, alguma pessoa da plateia grita ''Queremos ouvir música Tejana!'', sendo que o termo ''Tejano'' só ficou popular a partir da década de 70, ou melhor dizendo, em 1972, e essa cena no filme se passa no ano de 1961, quando o termo usado para se referir a esse gênero musical era ''Tex-Mex'', que significa uma fusão do Texas com o México.
Outra discordância com a realidade no filme, é quando o pai da Selena descobre que a sua filha tem talento para cantar, e quando ele resolve montar a banda ''Selena y Los Dinos''. No filme, essa ocasião é retratada com a Selena tendo 9 anos de idade, sendo que quando isso aconteceu na verdade, a Selena tinha 6 anos.
Você sabia que a cena da Máquina de Lavar não aconteceu de verdade?
Esse ano, durante uma entrevista com o pai e a irmã da Selena, a repórter perguntou se essa cena havia realmente acontecido com a Selena verdadeira, se a mãe da Selena havia ensinado a filha a como dançar o ritmo ''cumbia'' na beira da praia. O pai da Selena disse que na verdade não. A Suzette disse que o que é verdade, é que a Selena ia junto com seus irmãos e os seus pais na beira da praia, e eles ficavam brincando e conversando como uma família. Isso sim é verdade. Na verdade, a Selena nunca teve nenhuma aula de canto ou dança, e isso o pai dela deixou bem claro em várias ocasiões. O senhor Quintanilla disse que acha que sua filha já nasceu com o talento, e que não precisava de nenhuma aula.
Esse erro, é mais sobre um erro cronológico. No filme, após a passagem de tempo de 1981 para 1989, Selena canta ''Baila Esta Cumbia'', em um parque de diversões em El Paso, no Texas. Essa cena retrata a primeira vez em que Selena tirou o seu casaco e usou um bustier no palco, e ela se passa no filme em 1989. Quando na verdade, a primeira vez em que a Selena usou um bustier no palco foi em 1991, e o bustier era bem simples, ainda não havia pedras. Era todo preto. E mais um detalhe: a música ''Baila Esta Cumbia'' foi lançada em 1990, por tanto, não seria possível que a Selena tivesse cantado essa música no ano de 1989, como é mostrado no filme. Em 1989, Selena também ainda não estava com o cabelo liso e curto. Ela só passou a adotar esse corte de cabelo a partir de 1991.
A cena ''Tudo por Salinas'' foi reproduzida da forma correta no filme. Segundo o pai da Selena, isso realmente aconteceu com a Selena na vida real. Segundo ele, foi exatamente como no filme, exceto pelo detalhe de que estava de noite na ocasião em que isso aconteceu. Esse evento engraçado na vida da Selena, aconteceu quando o Big Bertha, o ônibus que transportava a banda da Selena, ficou preso na estrada, em Dallas, no Texas.
Durante a cena em que a Selena visita pela primeira vez o México, ela usa o figurino que a Selena usou para o ensaio fotográfico do álbum ''Amor Prohibido'', lançado em 1994. E a ocasião em que a Selena foi ao México pela primeira vez, ocorreu em 1992, quando o hit ''Como la Flor'' estourou.
No filme, quando a Selena sobe no palco para receber o Grammy, é possível notar que está tocando a música ''Bidi Bidi Bom Bom'', sendo que na realidade, quando a Selena recebeu o Grammy, tocou a música ''No Debes Jugar'', e visto também que ''Bidi Bidi Bom Bom'' foi lançada depois que a Selena já havia ganhado o Grammy. Na vida real, Selena também não estava tão empolgada como é retratado no filme. Ela apenas agradeceu aos pais, a família, à gravadora e todos os que estavam envolvidos na produção do álbum. Justo nessa premiação ela não agradeceu os fãs, sendo que ela sempre fazia isso. A minha teoria, é de que ela estava tão nervosa que não conseguiu esboçar nenhuma reação e se esqueceu até de agradecer aos fãs.
Suzette, a irmã da Selena, não estava presente no show do ''The Last Concert'', como é mostrado no filme. Isso porque ela havia quebrado o seu tornoselo, e não pode tocar a bateria no show como ela sempre fazia. Por ironia do destino, foi o único show da sua irmã em que a Suzette não pode comparecer. Logo no show em que a Selena se despediria para sempre do palco do Astrodome.
O importante é saber que esse filme marcou gerações, e é graças a eles que muitos de nós conhecemos a história de vida da mulher incrível que foi a Selena, por tanto, estamos apenas apontando esses erros como uma curiosidade para os fãs, e não criticando o filme, afinal, o filme foi perfeito em todos os aspectos, e eu agradeço inteiramente a família Quintanilla por ter feito esse filme, que a cada dia que passa, mais crianças e pessoas que ainda não conheciam muito bem a sua história podem conhecer através desse filme, e no futuro, podem se tornar um novo fã. A produção do filme foi impecável do começo ao fim, a interpretação da JLo não poderia ter sido melhor, e todos os atores e produtores envolvidos na produção do filme fizeram um trabalho excepcional. Muitas vezes, é preciso adaptar certos detalhes quando você vai levar uma história real até as telas do cinemas, afinal, você precisa entreter o público de alguma forma também. Mas o filme não deixa a desejar em nenhum aspecto. Espero que tenham gostado da nossa análise.
Até a próxima matéria no Blog, selênicos! ♥
Comentários
Postar um comentário