Nessa sexta, 04 de dezembro, a Netflix lançou na sua plataforma a série tão aguardada pelos fãs da saudosa Selena. A série está dividindo opiniões, e eu, administrador da página Universo Selena, já assisti e vim aqui deixar as minhas impressões sobre o que eu achei pra vocês.
A série toca em diversos detalhes que o filme não explorou, já que, diferente da versão em que Jennifer Lopez deu a vida à Sel, a proposta da série da Netflix é trazer uma visão mais ampla da vida da cantora (claro que sob a perspectiva da família Quintanilla, que participou da produção assim como no filme). A série flui numa narrativa um pouco lenta, mas é certeira ao abordar vários pontos da carreira da Selena, dando bastante ênfase à fase dos anos 80 nessa primeira parte. Não achei que ficou algo jogado, ficou claro para todos que assistiram que a família foi expandindo e construindo uma carreira sólida aos poucos, começando de baixo até que a música produzida por eles se tornasse cada vez mais popular.
Gostei muito de terem explorado muitas músicas que também não apareceram no filme, mas que foram de fundamental importância para a consolidação do sucesso da Selena como uma artista popular e querida pelo público. "Sukiyaki", "Dame Un Beso", "Terco Corazón", "My Love", "Besitos", "Ámame" foram algumas das músicas que deram as caras na série. Todas as canções foram dubladas pela atriz Christian Serratos na voz original da Selena, para não decepcionar os fãs mais fervorosos. A música, aliás, é quase como uma das personagens da série: foram vários os momentos em que somos transportados para o íntimo da imaginação de AB - irmão e compositor de quase todas as músicas de Selena. Foi dada bastante atenção para essa importante parte da história, e assim ficamos sabendo com riqueza de informações como cada música foi concebida. Para quem gosta de se aprofundar em histórias de bastidores e outros detalhes que não caberiam em um filme de 2 horas, foi um prato cheio.
Vi muita gente reclamando da caracterização, sobretudo das perucas usadas pela atriz. Sobre isso, precisamos ter em mente que a própria Selena usava perucas com muita frequência, principalmente depois do acidente que ela teve com o cabelo no salão de beleza (que foi abordado na série). Eu não sou tão crítico assim e não achei as perucas tão ruins como vi muitos falando. Como vocês já devem imaginar, nos anos 80 e 90 ainda não existiam os mesmos métodos de alisamento que existem hoje, então acho que a produção da série conseguiu convencer bem, pelo menos pra mim. Aliás, tocando nesse assunto do cabelo, preciso comentar que também gostei muito da série ter dado bastante ênfase à variedade de cortes de cabelo adotados por Selena. Ela realmente trocava de cabelo como quem trocava de camisa, e quem assistiu a série vai perceber isso com toda a certeza. Não estamos tão acostumados com essa imagem da Selena de cabelo cacheado e/ou crespo, e eu amei que a série mostrou isso. O cabelo natural dela era assim, e isso é ótimo pra que as pessoas vejam o quanto a Selena era multifacetada.
O desempenho da atriz Christian Serratos no papel de Selena foi satisfatório pra mim. Claro que ainda fico com Jennifer Lopez, mas sei também que é uma questão de costume: o filme foi lançado há mais de 20 anos e é óbvio que a primeira pessoa que vem à cabeça quando pensamos em Selena é a JLO, porém achei que a Serratos entregou uma boa atuação. A preferência por essa atriz em detrimento de uma outra que se parecesse mais com a Selena no físico, talvez tenha sido pelo fato da família preferir alguém com mais experiência na atuação, e nesse ponto de fato a Serratos pesa positivo na balança. Ela já passou por várias séries famosas como The Walking Dead e é um rosto bem conhecido no cinema e na TV, o que certamente irá atrair pessoas que não são fãs para assistirem a série e com isso expandir ainda mais a base de fãs da Selena. Isso sem mencionar o fato de que a Netflix é a maior plataforma de streaming atualmente com mais de 190 milhões de assinantes em todos os quatro cantos do mundo. Se no Brasil a Sel tinha poucos fãs, agora o nosso fã clube brasileiro vai aumentar.
Outro ponto que eu percebi que muitos fãs não viram com bons olhos é o fato da série não focar 100% do tempo na Selena em si, já que os outros membros da família recebem quase que o mesmo destaque. Mas sobre isso, eu também vou ser obrigado a defender a família Quintanilla mais uma vez. Não dá pra você entender como a Selena chegou onde chegou sem entender a importância que todos os integrantes da banda tiveram. Cada um ali tinha a sua função, Selena aparecia mais por ser a vocalista.
Não vou negar também que eu queria que a série inspirada no livro do Chris tivesse sido lançada também, mas por enquanto, uma série na Netflix, já é de deixar qualquer fã feliz. Qualquer material novo sobre ela que sai é melhor do que nenhum, e eu gostei bastante da série. Alguns detalhes específicos estão errados, como por exemplo a cena em que a Selena sai com a Suzette pra comprar o carro (pelo livro do Chris sabemos que o Porsche vermelho era dele e ele deu o carro pra ela), mas isso não é demérito algum para a série de forma alguma. Nem todos os fatos precisam ser encenados exatamente da forma como ocorreram na vida real, e isso é bastante comum em séries e filmes inspirados em fatos reais. O próprio filme tem erros, e nem por isso deixou de ser maravilhoso.
Nessa primeira parte, tivemos uma visão panorâmica dos primeiros anos da carreira de Selena até o momento em que ela começou a ficar famosa, indo desde a infância dela até 1990, quando ela lançou o seu segundo disco solo e começou a namorar Chris Perez. A parte 2 ou segunda temporada certamente irá continuar do momento em que a primeira parou, retratando a escalada de Selena para o estrelato e o auge da fama até sua trágica morte em 31 de março de 1995.
A Netflix anunciou que a série seria produzida no final de 2018 e a primeira parte começou a ser gravada em outubro de 2019, mais ou menos um ano antes do lançamento, em dezembro de 2020. Então, podemos deduzir que a parte 2 deve sair mais ou menos nesse mesmo período do ano que vem, senão antes até. E vocês selênicos, o que acharam da série? Vou adorar ler o comentário de vocês.
Estou adorando a série! Achei bem produzida.
ResponderExcluirEu já conhecia um pouco a história da Selena. Principalmente pelo fim trágico mas nunca havia me interessado me aprofundar mais em suas músicas e sua história . Mas quando assisti a série eu simplesmente me apaixonei por ela! E assim busquei mais informações sobre ela e vi muitas críticas negativas sobre a série. Como eu estou ainda descobrindo muitas coisas que envolveram a vida é a carreira de Selena não posso opinar muito sobre. Mas só uma coisa que fiquei em dúvida. O relacionamento de Selena e Chris foi semelhante ao que foi mostrado na série ? Pois li muitos comentários de gana que ficaram chateados pois não foi fiel a realidade.
ResponderExcluirOutra coisa que me chamou muita a atenção é pelo fato de Selena não ter feito sucesso no Brasil e de não ter muitas informações e curiosidades em português , principalmente o livro que Chris escreveu.
Eu já conhecia um pouco a história da Selena. Principalmente pelo fim trágico mas nunca havia me interessado me aprofundar mais em suas músicas e sua história . Mas quando assisti a série eu simplesmente me apaixonei por ela! E assim busquei mais informações sobre ela e vi muitas críticas negativas sobre a série. Como eu estou ainda descobrindo muitas coisas que envolveram a vida é a carreira de Selena não posso opinar muito sobre. Mas só uma coisa que fiquei em dúvida. O relacionamento de Selena e Chris foi semelhante ao que foi mostrado na série ? Pois li muitos comentários de gana que ficaram chateados pois não foi fiel a realidade.
ResponderExcluirOutra coisa que me chamou muita a atenção é pelo fato de Selena não ter feito sucesso no Brasil e de não ter muitas informações e curiosidades em português , principalmente o livro que Chris escreveu.