Pular para o conteúdo principal

Selena | 25 anos do álbum ''Entre a Mi Mundo'''



Um dia como hoje, mas em 6 de maio de 1992, era lançado uns dos álbuns mais icônicos de toda a carreira da Selena: o ''Entre a Mi Mundo''.

O álbum foi relançado em 22 de setembro de 2002 como parte da coleção ''20 anos de música'', incluindo faixas bônus e comentários em áudio da família, amigos e integrantes da banda. Você sabia que o álbum era para ter sido lançado antes de maio? A produção e lançamento do álbum foram adiadas devido ao relacionamento amoroso entre Selena e Chris Perez, o guitarrista da banda ''Selena y Los Diños'', o pai de Selena não aprovava o namoro dos dois pois temia que Chris impediria Selena de cantar depois que eles se casassem, e todo o sacrifício que eles tinham feito para chegarem até onde tinham chegado até aquele momento seria jogado pelo ralo. O pai dela então ameaçou desfazer o grupo. Selena e Chris se casaram escondido e depois, o seu pai fez as pazes com Chris. As gravações deste álbum ocorreram ao mesmo tempo em que a ''Ven Conmigo Tour'' acontecia. O irmão da Selena voltou a ser o produtor oficial dela, e contou com a ajuda de Ricky Vela e Pete Astudillo. 


Poster de divulgação do álbum, pela EMI Records. Créditos da foto: GlamorousSelena.com
















Alguns fatos sobre este álbum:

O ''Entre a Mi Mundo'' é considerado como uns dos álbuns mais ecléticos da Selena, e essa variedade de gêneros musicais agradou a crítica especializada. Neste álbum há: Tejano, Cumbias, Rancheras e até mesmo POP. O carro-chefe do álbum é ''Como La Flor'', que se tornou a canção assinatura da Selena, é sem dúvidas a música mais famosa da Selena. Em 1992, a música foi um estouro, e foi essencial para que as portas do sucesso no México fossem abertas para a Selena. A música se tornou febre também nos Estados  Unidos, principalmente no Texas e na Califórnia. O sucesso da música foi ampliado também para vários países da América Central e foi parar também na Europa, mais especificamente, na Espanha. Ela debutou em #4 na parada US Latin Regional Mexican Airplay chart. ''La Carcacha'', que conta a história de um romance e de um cara que tem um carro velho, debutou em primeiro lugar na principal parada regional mexicana, e permaneceu no primeiro lugar por quase seis meses. Um dos maiores feitos deste álbum, é o fato dele ter debutado em primeiro lugar na principal parada regional mexicana por OITO MESES consecutivos. Este álbum vendeu 385 mil cópias em 1992, se tornando o álbum Tejano mais vendido daquele ano. Hoje, suas vendas já ultrapassaram o número de 1 milhão e 200 mil cópias vendidas a nível mundial. 


Para promover o álbum, Selena embarcou em sua primeira turnê mundial, a ''Entre a Mi Mundo Tour''. Em relação a prêmios, o álbum ganhou a prestigiada categoria ''Álbum do Ano - Orquestra'' no Tejano Music Awards de 1993, além de ter ganhado em várias categorias nos Premios Lo Nuestro. Você sabia que este álbum foi o primeiro álbum Tejano vender 300 mil cópias? Sim, Selena foi a pioneira, e somente no  México ele vendeu 200 mil cópias (e isso ainda em 1992). A turnê para promover o álbum, começou em Elk City, em Oklahoma, em 25 de maio de 1992.  Selena performou em duas cidades desse estado, em treze cidades do Texas, quadro cidades no Novo México, sete cidades da Califórnia, duas cidades da Flórida, além de ter performado no estados de Louisiana, Tennessee, Nevada e no México, foi a primeira vez em que ela fez shows em terras mexicanas também, justamente para promover o álbum.  A partir dali, Selena moraria no sucesso eternamente naquele país. 

Produção e Desenvolvimento


Certificado de Disco de Platina Sêxtuplo do álbum ''Entre a Mi Mundo'', pelas 600 mil cópias vendidas apenas nos EUA, ele se encontra exposto no museu juntamente com as outras centenas de certificados de vendas de álbuns da Selena. 


Depois que a Selena lançou o álbum ''Ven Conmigo'' em 12 de novembro de 1990, ela resolveu adiar as gravações de seu próximo álbum. Ela continuou a turnê ''Ven Conmigo Tour'' e estava se preparando para a sua primeira performance em El Salvador, para gravar um dueto com o cantor salvadorense Álvaro Torres, a balada romântica ''Bueños Amigos''. Naquele momento, Selena também estava envolvida em um relacionamento amoroso com Chris Perez, que era o guitarrista da banda ''Selena y Los Dinos'' desde 1989. O namoro dos dois começou logo quando Chris entrou para a banda. O pai e produtor da Selena, Abraham Quintanilla não gostava do Chris, acreditando que ele era a antítese da ''imagem limpa'' dos seus filhos, e tinha receios de que ele daria problemas à banda, e o demitiu da banda. Selena foi avisada por seu pai para que ela não visse mais Chris, ou então ele desmancharia a banda. Selena ignorou a vontade de seu pai e continuou se encontrando com Chris secretamente, e eles fugiram escondido em 2 de abril de 1992 e se casaram no civil naquele dia. Depois disso, Abraham finalmente aprovou a relação dos dois e se desculpou com Chris, se sentindo com remorsos por ter pressionado Selena. Depois que ela se casou, Selena decidiu lançar outro álbum com influências de Tejano e música mexicana. Seu irmão e produtor de suas músicas, AB Quintanilla lll,  voltou a ser o compositor principal das músicas da Selena, enquanto os membros da banda, Ricky Vela, o tecladista principal, Pete Astudillo, o cantor segunda-voz da banda, também ajudaram com as composições deste álbum. 

















Agradecimentos da banda ''Selena y Los Dinos'' em relação
a produção deste álbum. 

Composição - Estrutura das músicas e conteúdo lírico

La Carcacha: 
La Carcacha foi escrita por AB Quintanilla lll, Ricky Vela e Babu Silvetti e foi lançada como o primeiro single promocional do álbum. Para escrever essa música, o irmão da Selena se inspirou na ocasião em que ele chegou à uma loja de produtos secos. No local, ele viu um carro velho e quebrado, caindo aos pedaços. Ele então contou à um dos tecladistas da banda, que queria escrever uma música sobre o veículo. AB descobriu que a tradução em espanhol da frase ''a broken down car'' (um carro velho), ficaria ''Carcacha''. Ainda sim, a inspiração de fato para música veio um mês depois, quando sua a namorada de AB estava reclamando com ele do carro dele, enquanto ele esperava na fila de uma loja. Outra mulher se meteu na conversa e disse à ela que ela deveria namorar AB pois ela sentia que ele tinha um carro legal. AB então resolveu compor uma música cômica com uma moral por trás dela, e a produção da música leveu seis meses para ficar pronta. ''La Carcacha'' incorpora ''conjunto'', ''cumbia mexicana'' e tons baixos latinos.

Como la Flor:                     

''Como la Flor'' foi lançada como o segundo single promocional do álbum. Acabou se tornando o carro-chefe do álbum e a música-assinatura da Selena, e se converteu em uns do hits latinos de maior sucesso e vendagem da história. Foi a partir do sucesso dessa música que Selena se consagrou como a ''Rainha do Tejano/Cumbia'', e sua fama a partir daí, só cresceria com o passar do tempo. Segundo o irmão da Selena, a música surgiu em Bryan, Texas, enquanto a banda estava em um hotel deselegante, pois no dia seguinte eles iriam embarcar para Houston. No hotel, AB teve uma melodia presa na cabeça e ele gostou da melodia. Olhando para a rua, ele viu um grupo de vendedores pobres tentando vender flores feitas de plástico para as pessoas que iam passando na rua, que se tornou a base para música que era centrada em uma flor. AB imediatamente escreveu o canto de gancho ''aaaaaaaaah, como me duele'' (como me dói). Dentro do ônibus que transportava a banda da Selena, o Big Bertha, Selena, seu irmão, Pete e Ojeda sentaram juntos para trabalharem na música, que demorou aproximadamente uma hora e meia para ser concluída. Suzette, a irmã da Selena achou que ambas as músicas ''Como la Flor'' e ''La Carcacha'' haviam um estilo distinto de cumbia, o que poderia tornar a banda mais notável quando elas fossem tocar nas estações de rádio. ''Como la Flor'' se tornou imediatamente um hit em todo o território texano, no restante dos EUA e no México. Foi o primeiro grande sucesso da Selena, e se hoje se tornou a música símbolo da cultura latina, e é sem dúvidas, a música mais famosa da Selena. 

''¿Qué Creías'' foi lançado como o terceiro single promocional do álbum. A música é uma ranchera com influência de conjunto. Foi outro hit do ''Entre a Mi Mundo'', e se tornou a música ''queridinha'' dos fãs nos palcos, isso porque virou tradição que toda vez que a Selena cantasse essa música, ela chamava um homem ao palco. Isso porque a letra da música é sobre uma mulher amarga que diz ao seu ex-namorado que rompeu o namoro com ela que ele vá buscar uma mulher melhor do que ela. Os vocais da Selena foram enaltecidos pela crítica especializada nessa música e a tradição do palco ajudou com que a música se tornasse clássica.

Ámame


Ámame, foi lançada como quarto e último single do álbum. A música foi escrita e co-produzida por Selena, com a ajuda de seu irmão e Pete Astudillo. ''Amame'' foi escrita em tempo comum e é executada na chave de menor de A em 121 batidas por minuto. A música incorpora uma fusão de POP rock, com R&B, POP e tons contemporâneos. A canção foi elogiada como ''bem trabalhada e cativante'' pela crítica e atingiu a posição 27 na Hot Latin Tracks. A canção descreve uma mulher que está constantemente fantasiando sobre estar com o homem que ela ama.


Outras canções: Chris Perez contou em uma entrevista que o AB queria gravar a música ''Las Cadenas'' com um estilo influenciado por Rock, mas mudou de ideia voltando para o estilo ''conjunto''. Chris também confessou dobrar os seus solos de guitarra que ele tinha feito apenas para ''Las Cadenas'', ele disse que Selena havia usado sua própria harmonia na música e que isso o lembrava de estar em casa e com sua família por causa dos estilos usados nessa faixa. ''Si La Quieres'' foi composta quando AB foi à casa de Ricky Vela para olhar algumas canções que ele havia escrito, e que AB havia gostado na hora do coro de ''Si la Quieres'', e dentro do ônibus, ele escreveu o primeiro rascunho da música. ''Missing My Baby'' é a única canção em inglês presente no álbum, e é uma música romântica de R&B, a crítica especializada afirmou que a Selena exibe uma ''voz de bebê Leslie Gore'' nessa música, e que Selena destaca uma maravilhosa flexibilidade em sua voz. Alguns críticos disseram que ''Missing My Baby'' foi composta com ganchos que recordam a música ''Missing You'' de Diana Ross, que foi uma homenagem à Marvin Gaye. Por fim, a Billboard descreveu a música como uma ''balada sonhadora'' e enalteceu os vocais de Selena. A música alcançou a posição 16 na parada ''Hot Latin Tracks''. 

















Look que a Selena utilizou para fazer o ensaio da capa do álbum ''Entre a Mi Mundo'', exposto no museu. 

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos momentos de Selena em vida

Descubra como foram os últimos momentos de Selena antes de sua inesperada partida.    Em 1994, após o lançamento do álbum ''Amor Prohibido'', seu quarto álbum de estúdio com a EMI, o disco se tornou um fenômeno de sucesso e de vendas, e desde 1992, Selena vinha acumulando feitos extraordinários. Após inúmeras canções em primeiro lugar nas rádios, centenas de prêmios e uma grande experiência adquirida, os produtores concluíram que Selena estava pronta para gravar o disco em inglês, e em dezembro ela iniciou a produção, nos estúdios da Q Productions em Corpus Christi, Texas, o qual existe até hoje, no museu da Selena. A primeira música gravada foi ''I Could Fall in Love". Várias faixas foram descartadas do álbum, como as músicas ''Oh No, I'll Never Fall in Love Again'' e ''Are You Ready To Be Loved'', que só foram lançadas ao público no ano de 2015. Em 3 de novembro de 1994, Selena foi ao programa m

Como Selena Quintanilla foi assassinada

No início do ano a emissora de televisão estadunidense Univision teve acesso a todos os documentos arquivados do caso do assassinato da cantora Selena Quintanilla-Perez, que perdeu a vida aos 23 anos após levar um tiro pela sua ex-assistente pessoal, Yolanda Saldivar, com 34 anos na época. Saiba todos os detalhes envolvendo o crime nesta matéria, traduzida em português para os fãs brasileiros pela equipe da página Universo Selena.  ''Selena foi assassinada pelas costas por uma amiga que estava sempre disposta a ajudar. A cantora havia acompanhado Yolanda Saldivar até o hospital na mesma manhã da tragédia. Recriamos aqui as últimas horas de vida da Rainha do Tex-Mex:              A ntes de declarar Selena morta às 1:05 da tarde, os médicos tentaram ressuscitá-la por 50 minutos.  Durante o julgamento, o cirurgião cardiovascular Louis Elkins disse que o coração da cantora estava "azul e sem sangue" por causa da hemorragia mac

Chris Perez não foi convidado para a Fiesta De La Flor 2017 e fãs querem boicotar o evento

Sim, é isso mesmo que você ouviu. O viúvo de Selena, Chris Perez não foi convidado para a terceira edição do ''Fiesta De La Flor'', que ocorrerá este ano nos dias 24 e 25 de março em Corpus Christi, Texas. A ''Fiesta De La Flor'', é um evento criado pela prefeitura de Corpus Christi com a participação da família de Selena para celebrar a vida e o legado de Selena. O evento teve sua primeira edição em 2015 (ano do 20º aniversário de morte de Selena). Em 2017, no dia 24 e 25 de março ocorrerá a terceira edição do evento. No evento, artistas como La Mafia, Chris Perez, e outros artistas de diversas regiões e de diversos ritmos fazem suas apresentações em tributo à Selena. É comum também os artistas cantarem as músicas de Selena. O mais interessante desse evento, é que geralmente todos fãs que vão ao evento, vão fantasiados de Selena, usando suas roupas, maquiagem e penteado. Na festa também é vendido itens de Selena, dentre outras atrações. Com